segunda-feira, 18 de junho de 2007


Sir James Paul McCartney, MBE (Liverpool, 18 de Junho de 1942) é um cantor, músico e compositor britânico que primeiramente ficou conhecido como integrante do grupo de rock Beatles. Junto de John Lennon, formou a dupla de compositores mais famosa da história do rock, compondo a maioria das canções e melodias do grupo. No ano de 1970, após a dissolução do grupo, iniciou uma brilhante carreira solo.
Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. Paul teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso americana. Vinte das quais junto com os Beatles (que compôs junto com John Lennon) e o restante em sua carreira solo ou com seu grupo Wings.
É o canhoto e baixista mais famoso da história do rock embora também toque outros instrumentos como bateria, teclado e guitarra. Paul McCartney também trabalhou com música clássica (como em seu trabalho em Liverpool Oratorio) e com música tecno (com o pseudônimo de The Fireman). É considerado como um dos mais ricos músicos de todos os tempos. Fora seu trabalho musical, Paul advoga em favor dos direitos dos animais, contra o uso de minas terrestres, a favor da comida vegetariana e a favor da educação musical.
Em 1997 foi publicada a biografia intitulada Many Years From Now, autorizada pelo músico e escrita pelo britânico Barry Miles.

Paul nasceu na Inglaterra e foi batizado com o nome de James Paul McCartney. Paul tinha um irmão um ano mais jovem, Michael. Sua mãe, Mary, era enfermeira e seu pai, Jim, trabalhava vendendo algodão. Jim também tocava piano em uma banda de dança de salão. Foi ele quem estimulou Paul a se interessar pela música comprando-lhe um trompete. Mas Paul não se interessou pelo trompete. Seu interesse pela música só começou quando o skiffle tornou-se popular na Inglaterra.